Quantas vezes você já não viu pessoas tóxicas e infelizes numa partida de um jogo ranqueado ou simplesmente um jogo casual? Até mesmo quando jogamos entre amigos alguns tóxicos podem aparecer no menor sinal de frustração.
O ser humano é muito mais influenciável do que aparenta ser. Somos impactados continuamente por outras pessoas ou eventos e muitas vezes não conseguimos reconhecer o que foi que nos causou certa emoção.
Nesse post vamos discutir sobre duas coisas específicas:
- Contágio Psíquico
- Profecias autorrealizantes
O Contágio Psíquico é um fenômeno colocado pelo autor Leonardo Torres, começaremos com ele.
Contágio Psíquico
Sabe quando estamos em um grupo de amigos ou conhecidos, uma pessoa começa a reclamar de algo e logo o grupo todo está reclamando (de coisas diferentes ou da mesma coisa)? Assim como nos almoços de família em que uma pessoa começa a fofocar e logo o almoço se tornou um palco para falar da vida alheia? Percebeu que existe um padrão? Existe um contágio psíquico que parte de uma parte afetando o restante do grupo, como se o grupo inteiro mudasse de energia por conta de um comentário ou conversa. O mesmo acontece nos games quando estamos lidando com pessoas tóxicas (ou pesadas), por exemplo, uma partida acabou de começar (com ou sem ranking, dai é com você) e nos primeiros momentos do jogo, alguém do time erra ou acontece algo que frusta o time (perderam o round, falharam em alguma coisa etc), nisso, uma pessoa faz um comentário negativo reclamando “Caramba como você é horrível” ou “já estou vendo o que vai acontecer nesse game, perdemos”. Enfim, qualquer comentário que não agrega em nada no jogo ou seja construtivo de alguma forma. Logo, se todos ficam quietos, sorrateiramente, todos são afetados pelo que a pessoa falou. A cada round, a cada minuto, o pensamento de que as coisas irão dar errado ou de que o jogo está chato vai tomando conta do time, até que, todos estão completamente nervosos e reclamando uns dos outros ou de algum ponto específico do jogo (desde reclamar dos jogadores inimigos até da programação do jogo). A diversão perdeu espaço para a raiva, o entretenimento se tornou sofrimento e todos compartilham um só sentimento: uma frustração enorme. O Contágio Psíquico aconteceu, junto com a profecia autorrealizante, que iremos explicar agora.
Profecia autorrealizante
Numa definição básica a profecia autorrealizável é, de acordo com o sociólogo Robert K. Merton:
“é um prognóstico que, ao se tornar uma crença, provoca a sua própria concretização. Quando as pessoas esperam ou acreditam que algo acontecerá, agem como se a profecia ou previsão já fosse real e assim a previsão acaba por se realizar efetivamente. Ou seja, ao ser assumida como verdadeira – embora seja falsa – uma previsão pode influenciar o comportamento das pessoas, seja por medo ou por confusão lógica, de modo que a reação delas acaba por tornar a profecia real.”
Portanto, como vimos anteriormente, uma crença instaurada por uma pessoa num game, por mais que ela não seja verdadeira, se o time continuar acreditando no que a pessoa falou e se deixar contagiar, logo, irá se tornar uma profecia autorrealizável, com todos pensando “iremos perder”, “vai dar errado”, “não vai dar certo”, o pior irá acontecer: todas as frases negativas vão se tornar verdadeiras, pois inconscientemente as pessoas vão buscar com que elas sejam verdadeiras. Então o que deveríamos fazer quando nos deparamos com uma pessoa tóxica dentro de um jogo?
A resposta é simples, porém, vamos discorrer melhor no seguinte vídeo, tanto sobre o contágio psíquico quanto a profecia autorrealizável:
Obrigado pela atenção e lembrem-se:
Se a vida é breve, que ela seja leve.